Dicas Náuticas
HABILITAÇÃO
10 de Junho de 2015

Tirar habilitação para barco – É muito empolgante notar que várias pessoas hoje se interessam por pilotar um barco, seja ele grande, pequeno ou médio. Mas devemos observar que este é um público bastante segmentado, e se você chegou até aqui é porque faz parte deste seleto grupo.

Geralmente, o desejo de pilotar um barco não surge ‘do nada’. Esse desejo é parte de algo maior, que pode se dar pela influência do Pai (quando se pratica alguma atividade marítima, ou seja, pela admiração) ou até mesmo depois de ver muitos filmes ou matérias sobre velejar ou pilotar uma embarcação.

Neste artigo iremos descobrir como você poderá estar preparado para conseguir sua habilitação para barco, de forma que possua os conhecimentos mínimos que são requeridos para que você consiga atingir seu objetivo. Primeiramente podemos observar que existem diversos tipos de habilitações marítimas que a cada uma cabem um limite de navegação (baseada em milhas). Da mesma forma, precisará estar apto para ter sua habilitação, passando por testes até consegui-la. Por fim resumiremos o que você precisa para saber como tirar sua habilitação para barco.

Existem vários tipos de Habilitação Amadora

Então com todo esse processo que soa complicado, podemos começar por explicar que você precisará de uma habilitação amadora para que consiga sua habilitação para barco. Acontece que você precisará da Carteira de Habilitação de Amador (CHA), documento que comprova que poderá conduzir embarcações a vela sem propulsão a motor e também “motonauta” que é um termo utilizado para os que pilotam jet-ski. Mas vamos explicar mais detalhadamente todos os tipos de habilitação náutica amadora:

Se você não entendeu sobre o que é a “navegação interior”, é simples, isso quer dizer que o habilitado só poderá navegar por rios, represas, bahias e águas abrigadas.


Você Precisará estar Apto para tirar sua Habilitação para Barco

Obviamente você precisará estar apto para conseguir tirar sua habilitação para barco. Mas muita gente pensa que para isso é preciso que se estude muito, ou que pague cursos. Não é obrigatório realizar cursos antes de passar pelo processo de seleção, ou prova, para obter o seu CHA (Carteira de Habilitação de Amador).

Quais são os Requisitos para tirar sua Habilitação para Barco

Depois de escolher qual o tipo de categoria de sua carteira de habilitação de amador, você deverá realizar uma Prova teórica na Marinha ou em algum órgão da Capitania dos Portos no Brasil. Você precisará pagar uma taxa de inscrição e deverá preencher o que cada categoria de habilitação náutica amadora requer.

Você pode estudar alguns materiais que já estão disponíveis na internet ou até mesmo fazer um curso para somente ajuda-lo para se dar bem na prova. Importante citar que basta acertar pouco mais que 50% da prova e você conseguirá sua habilitação para barco. Viu como não é tão complicado?

Patrocinadores