Notícias Crescimento do turismo interno impulsiona setor náutico
O ano de 2021 foi marcado pela retomada do setor de turismo doméstico o que contribuiu para o aquecimento da náutica. De acordo com o do Conselho de Turismo (CT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), a estimativa de crescimento da atividade turística foi de cerca de 16% neste ano, em relação ao anterior, com faturamento de R$ 151 bilhões. Os números ainda estão abaixo do registrado no período pré-pandemia (março 2020), mas o setor está se recuperando.
De acordo com o Ministro do Turismo Gilson Machado Neto, grande parte desse aumento no fluxo de turistas ocorreu nos feriados prolongados, que estimularam os deslocamentos. E segundo informações divulgadas pelo Ministério do Turismo, 2022 deve continuar propício para o turismo interno já que haverá 11 dias de descanso em dias úteis previstos para o ano.
“Este ano, vimos o turismo interno deslanchar, e os feriados prolongados foram essenciais para isso. Para 2022, a perspectiva é a melhor possível! Os turistas retomaram a confiança em viajar, estão reencontrando suas famílias, amigos e descobrindo lugares novos, diante do avanço da vacinação e a adoção de protocolos sanitários no setor de Turismo. Tudo isso estimula a movimentação do setor e, consequentemente, da economia, gerando emprego e desenvolvimento ao país”, diz ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em nota divulgada pelo Governo Federal.
Paralelamente à alta na movimentação de passageiros em portos, aeroportos e rodovias do país, o turismo náutico também se fortaleceu em 2021 e deve seguir em crescimento. Apenas para se ter uma ideia, em 2021, a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos (Acobar) divulgou no fim do ano um faturamento esperado de cerca de R$ 840 milhões, aumento de 10% em relação ao anterior.
“O Brasil possui um clima propício, ótimas condições marítimas, belíssimas paisagens naturais e inúmeros destinos para serem explorados pelas águas, tanto na costa brasileira como em vias interiores em lagos, rios e represas. É um atrativo de lazer incrível e de entretenimento que ganhou força observada pela alta procura por embarcações de recreio e esporte com a pandemia, e por se tratar de uma forma de lazer segura para famílias mantendo o distanciamento social. O brasileiro descobriu essa forma de turismo e deixou de adiar esse sonho”, avalia o diretor de marketing do estaleiro Triton Yachts Allan Cechellero.
Turismo ao ar livre de lancha
A tendência do turismo interno pode ser notada em praias neste fim de ano verão e na lotação de marinas do país que, em alguns casos, chegaram a atingir 100% de ocupação da capacidade total de ancoragem de barcos. Para a fabricante nacional Triton Yachts essa tendência deve se manter em alta em 2022 e a procura maior deve ser por lanchas de médio porte. É o caso da Triton 470, disponível com versões HT (hard top, similar ao teto solar) ou Fly (flybridge, com um convés superior e que lembra um terraço sobre as águas).
“Modelos de médio porte, na categoria de até 50 pés, devem seguir em alta porque proporcionam conforto a bordo para famílias, climatização e todas as facilidades de uma casa ou apartamento sobre as águas. São clientes que buscam por experiências de navegação com estilo, modelos personalizáveis e contato com a natureza e o destino visitado”, explica o diretor da Triton Yachts.
Com design moderno e grandes janelas, a Triton 470 proporciona amplos e agradáveis ambientes de convivência na parte externa. Possui ampla plataforma fixa ou submergível com escada de acesso ao cockpit e espaço gourmet. No convés inferior, um dos diferenciais é a suíte master, localizada na meia-nau com cama tamanho “queen”, sofás, armários e um amplo banheiro. Também há cabine de proa e um segundo banheiro.